Sunday, August 21, 2011

Glioma Baixo Grau

Os Gliomas de baixo grau são tumores primários do sistema nervoso central classificados como Grau I e II segundo a OMS ( essa é uma das mais importantes classificações dos tumores cerebrais indo do grau I ao IV por ordem crescente de malignidades). Os gliomas Baixo Grau mais comuns são o astrocitoma ( Fibrilar ou protoplasmático), Oligodendroglioma, astrocitoma mistos, Gangliogliomas, Astrocitoma pilocitoco ( mais comum na infância).

 

A manisfestação clinica mais comum é a crise convulsiva, sintomas focais como fraqueza local ( braço ou pernas) além de sintomas como cefaléia e vômitos.O diagnostico é realizado através de exames de imagem, sendo o mais especifico a Ressonância magnética.

 

O tratamento dos gliomas devem ser sempre que possível a ressecção cirúrgica. Sendo necessário avaliar a localização da lesão para avaliar a possibilidade de ressecção completa.

 

Algumas vezes a ressecção completa não é possível sendo necessário utilizar de outros tratamento complementares como Quimioterapia, Radioterapia e radiocirurgia. Vale lembrar que estamos falando de uma grande número de tumor e cada um com um comportamento diferente. A necessidade do uso do tratamento complementar irá depender do tipo histológico e do grau de ressecção do tumor.

 

O tratamento do Glioma Baixo Grau necessita de uma abordagem multiprofissional. Não existe um tratamento único para todos os casos. É necessária uma analise de cada caso individualmente.

 

 

Caso você seja profissional de saúde ou deseje saber mais sobre esse tema, existem diversos artigos. Sugiro mais informações no Blog Neurocirurgiabr sub-tema Brain Tumor.

 

AVISO: A medicina é uma área em constante mudança. Os autores procuraram fornecer informação que seja correcta e completa à data da publicação. Contudo, atendendo às rápidas alterações que ocorrem na ciência médica e do mesmo modo à possibilidade do erro humano, este sítio pode conter inexactidões técnicas, tipográficas ou outros erros.

No comments:

Post a Comment