O Schwanoma Vestibular é um tumor histologicamente benigno de crescimento lento, correspondendo a 75%-86% dos tumores de ângulo-ponto-cerebelar (região intracraniana importante com diversos nervos cranianos). A evolução deste tumor é imprevisível com taxa anual de crescimento de 0,2 mm - 2mm.
Para organizar o estudo e definição do tratamento foi criada uma escala (Koos) que avalia o tamanho e a extensão. ( T1 puramente intracanicular; T2 Intra ou extra-meatal; T3 Angulo ponto-cerebelar; T4 Compressão do tronco cerebral)
O tratamento do Schwanoma Vestibular necessita de uma abordagem multiprofissional. Não existe um tratamento único para todos os casos. É necessária uma analise de cada caso individualmente.
A Radiocirurgia estereotáxica tem sido apropriada para pacientes com Schwanoma, a literatura médica tem acumulado nos últimos anos. Sendo a radiocirurgia sendo um opção terapêutica, principamente para pacientes com Koos I, II e III ou na complementação da ressecção parcial do paciente com Koos IV. Outro aspecto relevante na decisão é a idade do paciente.
Alguns temas sobre radiocirurgia que ainda não possuem evidência definitiva sendo necessário discutir cada caso individualmente.
Caso você seja profissional de saúde ou deseje saber mais sobre esse tema, existem diversos artigos. Sugiro mais informações no Blog Radiocirurgia sub-tema Neurinoma. ouBlog Neurocirurgiabr
Referências:
1.Practical Handbook of Neurosurgery From Leading Neurosurgeons Sindou, Marc (Ed.)
AVISO: A medicina é uma área em constante mudança. Os autores procuraram fornecer informação que seja correcta e completa à data da publicação. Contudo, atendendo às rápidas alterações que ocorrem na ciência médica e do mesmo modo à possibilidade do erro humano, este sítio pode conter inexactidões técnicas, tipográficas ou outros erros.
No comments:
Post a Comment