Saturday, August 20, 2011

Meningioma Cerebral

O meningioma é, na maioria das vezes, um tumor benigno originado das meninges. O meningioma é um dos tumores mais comuns, representando cerca de 15-20% dos tumores intracranianos.  É mais comum no sexo feminino e com pico de incidência entre os 40 e 60 anos.

A sintomatologia do meningioma depende muito da sua localização. Podendo ser cefaléia e sintoma focais associados a sua localização.
 
O tratamento do Meningioma necessita de uma abordagem multiprofissional. Não existe um tratamento único para todos os casos. É necessária uma analise de cada caso individualmente. O manejo do meningioma depende do seu tamanho, localização, taxa de crescimento e idade do paciente. Na maioria das vezes o tratamento de escolha, quando indicado tratamento especifico, é a ressecção cirúrgica.
 
A radiocirurgia estereotáxica é indicada em casos específicos (destacamos alguns):
Meningioma do seio cavernoso
Meningioma Petroclivais
Meningioma Parasagital
Meningiomas Malignos e Anaplasicos
Hemangiopericitomas
 
Alguns temas sobre radiocirurgia que ainda não possuem evidência definitiva sendo necessário discutir cada caso individualmente.
 
Caso você seja profissional de saúde ou deseje saber mais sobre esse tema, existem diversos artigos. Sugiro mais informações no Blog Radiocirurgia sub-tema Meningioma   Ou  Blog Neurocirurgiabr
Referências:
1. Practical Handbook of Neurosurgery From Leading Neurosurgeons Sindou, Marc (Ed.)

2 comments:

  1. CONSCIÊNCIA TUMOR CRANIANO: Pense nessa causa!
    https://www.facebook.com/groups/274786379213747/

    ***
    para compartilhar informações
    obrigada!

    ReplyDelete
  2. Ola meu nome e Cristiane tenho 40 anos e fui diagnosticada com meningioma no tronco cerebral ano passado, no dia 10/05/ 2011 fui operada, qdo o medico abriu minha cabeça nao tinha nada do q parecia na ressonancia pois parecia ter o tamanho de um limao, mas qdo abriu tinha o tamanho de uma laranja, nao foi tirado tudo pois a minha cirurgia demorou 14 horas e eu nao aguentaria mais tempo, fiquei 10 dias na uti e 9 no quarto, depois fui p casa da minha mae q me ajudou mto, emagreci 10 kilos no começo usei sonda e comia atraves dela(so liquido) como vomitava mto coloquei a sonda gastro e foi ai q tudo começou a melhorar, comecei a comer (pastoso) e comecei a falar e claro q a minha voz mudou, bom tudo mudou, fiquei com algumas sequelas do lado direito (meu ouvido nao escuta mais, nao ando sem ajuda da bengala, paralisia no rosto, boca torta, mao nao mexe direito) mas apesar de tudo estou viva. ainda falta fazer mta coisa radiocirurgia, cirurgia no olho pois ele nao fecha e tenho q usar colirio o tempo todo. faço fisioterapia e fonoaudiologia toda semana e sei q tudo vai passar, fico as vezes deprimida pois nao consigo fazer as coisas e dependo dos outros pois tudo agora tem q ser feito de carro e c ajuda dos outros pois me desequilibro bastante c a minha bengala, mas sei q e momentaneo. nao perca jamais a fé pois tudo gira em torno dela e so o tempo p dizer o q vai acontecer mas o melhor e o tempo.e tenho mto a agradecer a minha familia pois eles me ajudaram bastante e continuam a me ajudar e principalmente a minha irma sandra q sempre esta pronta a me ajudar e meu marido q esta comigo apesar de tudo. bjs caso vc queira conversar meu email e: cris-asilva@ig.com.br

    ReplyDelete